quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Justiça facilita aposentadoria especial na área da saúde

Juliano Moreira | do Agora SP

 A aposentadoria especial do segurado do INSS que trabalha em hospitais, laboratórios e centros médicos, e está exposto com frequência a germes e bactérias, está mais fácil de sair na Justiça.

O TRF 4 (Tribunal Regional Federal), que atende os Estados do Sul, decidiu que, para ter direito ao tempo especial, não é preciso que o segurado fique exposto o tempo todo aos chamados agentes biológicos.

Em decisão do mês passado, uma segurada que trabalhava como técnica de enfermagem conseguiu reconhecer o tempo especial para sua aposentadoria.

Na avaliação do tribunal, é suficiente que o segurado, em cada dia de trabalho, esteja exposto a agentes nocivos em período razoável da jornada.

O entendimento dos magistrados deve abrir uma porta para funções como médico, enfermeiro, faxineiro de hospital ou qualquer outra atividade diretamente relacionada a pacientes e a produtos contaminados.

4 comentários:

  1. Gostaria de saber: trabalho em um grande Hospital de São Paulo há 25 anos. Dos quais pelo menos uns 10 anos trabalhei no almoxarifado, no qual recebiamos e entregavamos materiais como: produtos quimicos (insalubres)e tambem radioativos, exemplos : cromo, iodo 125, fosforo, carbono, etc. em pequena escala, más é produto insablubre. Ao levar os meteriais para os laboratórios de pesquisas nós entravamos nas salas e lá os pesquisadores estavão trabalhando nas bancadas, nas capelas, e ali nós não tinhamos nenhuma proteção adequada, ficavamos expostos a tudo auilo ali. Hoje não temos mais contato com esses materiais, porque trabalho agora na area administrativa. Mas sempre estamos em contato com os profissionais que trabalham nos laboratórios. Pergunto como a lei diz que os agentes como bactérias e outros agentes nocivos. Emfim será que este tipo de aposentadoria a especial já posso pedir. Há tenho 46 anos. e 27 contibuidos. obrigado
    Alberto

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!!!!
    Gostaria de saber quando posso encaminhar minha aposentadoria pois tenho 17 anos trabalhados como auxiliar de enfermagem, 2 anos como enfermeira auditora Realizando auditoria concorrente realizando visitas nos hospitais. Hoje trabalho a 4 anos como enfermeira tenho 42 anos.
    Roselei

    ResponderExcluir
  3. BOA NOITE, ESTOU MUITO FELIZ DE SABER QUE AINDA EXISTE PESSOAS QUE VALORIZA OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE, FUI TÉCNICA DE ENFERMAGEM POR 21ANOS ,HÁ 4 ANOS SOU ENFERMEIRA ASSISTENCIAL,/GERENCIAL . COMO DEVO PROCEDER COM A MINHA APOSENTADORIA ,TENHO 46 ANOS.IMAIL:ricardafranca@hotmail.com
    obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Sou técnica em enfermagem há 26 anos tenho 47 anos, posso dar entrada no processo de aposentadoria?

    ResponderExcluir